Microsoft encerra suporte do Windows XP

Compartilhe esta notícia: Facebook Twitter



Hoje, 8 de Abril, a Microsoft encerra suporte do Windows XP, sistema operacional lançado em 2001. As últimas atualizações de segurança para ele serão disponibilizadas no dia de hoje. Hoje a Microsoft também publicou uma carta de despedida do Windows XP.

Microsoft encerra o suporte ao Windows XP

Depois desta data, o velho sistema operacional deixará de receber novas atualizações e é recomendável que os usuários façam o upgrade para uma versão moderna do Windows para evitar problemas de segurança.

MICROSOFT ENCERRA SUPORTE DO WINDOWS XP

Microsoft encerra suporte do Windows XP - Encerrando...

Sistema operacional foi lançado em outubro de 2001

Quem usa o Microsoft Security Essentials receberá hoje a notificação mostrada abaixo sobre o fim do suporte ao Windows XP. O antivírus gratuito da Microsoft receberá novas atualizações de definições de vírus somente até 2015.

xp_end_02 xp_end_01
Com o fim do suporte ao Windows XP, usuários que quiserem fazer o upgrade para outra versão do Windows podem fazer o download gratuito da ferramenta PCmover Express da Laplink clicando na imagem abaixo.

xp_end_05

Clique na imagem para fazer o download da ferramenta PCmover Express para Windows XP

A ferramenta pode ser usada para copiar os arquivos e configurações do usuário de um computador com Windows XP para outro com Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1.

De acordo com a Microsoft, a ferramenta PCmover Express para Windows XP copiará arquivos, músicas, vídeos, e-mails, perfis de usuários e configurações do PC antigo para o novo via rede. Além disso, os usuários do velho sistema operacional poderão escolher o que poderá ou não ser levado para o novo PC.

A ferramenta está disponível inicialmente apenas em inglês, mas em breve ela também será disponibilizada em outros idiomas (como o português brasileiro).

SOBRE O WINDOWS XP

O Windows XP foi lançado pela Microsoft em 25 de outubro de 2001 como o sucessor do Windows ME e Windows 2000. Um dos destaques desta versão na época do lançamento foi a unificação da facilidade de uso da linha 9x com a robustez da linha NT.

O sistema operacional foi lançado inicialmente em duas versões: Home Edition e Professional. Edições como a Starter Edition, voltada para mercados emergentes, Tablet PC Edition e Media Center Editiontambém foram lançadas pela Microsoft.

xp_end_03

Embora ele tenha sido bem sucedido comercialmente, o Windows XP foi assolado por diversas falhas de segurança nos meses que se seguiram após o seu lançamento. Para tentar reverter este quadro, o Service Pack 2 do sistema operacional trouxe mais do que apenas correções de bugs. Ele trouxe novidades como a Central de Segurança (foto acima), novo firewall, suporte para prevenção de execução de dados (ou DEP) e outras.

O último Service Pack do Windows XP, o SP3, foi lançado em 2008.

xp_end_04

OFFICE 2003

Além do suporte ao Windows XP, a Microsoft também encerrou hoje o suporte ao Office 2003. As últimas atualizações de segurança para ele também serão lançadas nesta terça-feira.

office_2003_end_01
Lançado em agosto de 2003, o Office 2003 trouxe dois novos aplicativos: InfoPath e OneNote. O OneNote é uma espécie de bloco de anotações digital, enquanto que o InfoPath permite o design, distribuição e preenchimento de formulários eletrônicos contendo dados estruturados.

O Office 2003 foi a última versão da suíte de produtividade compatível com o Windows 2000 e seu primeiro Service Pack foi lançado em 2004 e o segundo em 2005.

O último, Service Pack 3, foi lançado em 2007 e trouxe melhorias na compatibilidade com o Windows Vista.



Fonte: http://www.baboo.com.br/destaque/microsoft-encerra-suporte-do-windows-xp/

Av. Paula Ferreira, nº1398 - Sala 1, Pirituba, São Paulo - SP (11) 3831-1710, kemek@kemek.inf.br KEMEK - Soluções em TI, ©2005 - 2014.
Valid XHTML 1.0 TransitionalCSS válido!Microsoft PartnerITILCOBIT